Resenha do livro "O menino do pijama Listrado"


Livro: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Número de páginas: 186
Editora: CIA. De Letras

O menino do pijama listrado conta a história de Bruno, filho de um graduado oficial alemão que durante a segunda guerra mundial sai com a família do conforto de seu lar em Berlim para viver próximo a um campo de concentração.
Durante toda a narrativa o jovem, de apenas nove anos, desconhece os horrores da guerra tampouco sabendo quem são aquelas pessoas que vê da janela de sua casa e que estão do outro lado da cerca, todos de pijamas listrados.
Sem amigos e desgostoso com o novo lar, Bruno parte para explorar o local e inicia uma amizade com Shmuel, um menino da mesma idade, nascido no mesmo dia, porém judeu. Envoltos por realidades bem distintas, Bruno é pura inocência, tendo no pai um exemplo de disciplina e respeito. Já seu amigo de pijama não pode dizer o mesmo, estando a cada dia visivelmente mais magro e “cinza”.
A amizade, porém, ocupa os dias de Bruno e durante os encontros na cerca, cada um do seu lado, eles esquecem de seus problemas e insatisfações. É uma amizade sincera, sem interesses, despreocupada.

Minha opinião:
Não sei nem por onde começo! Esse livro é muiiiito bom gente, você fica vidrada na história. É uma história antiga, na época de Hitler. No livro ele é chamado de "O Fúria", mas para quem conhece a história dele, logo entende quem é. O Bruno, tadinho, é inocente de TUDO, mas de TUDO mesmo. Tem até momentos engraçados na história por causa dessa inocência toda. O fim dele é surpreendente, e triste. vocês tem que ler para saber o que irá acontecer com o garoto.Recomendo também, para quem não assistiu o filme, que assistam, é muito bom mesmo.


Pin It

3 comentários:

  1. ah eu amo ese filme e não dá para não chorar amei seu blog to seguindo ai se eu tivesse um blog tipo o seu amei amei bjao passa lá no meu é simples mais não é tão chato rsrs bjao http://evelynprincessdocinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li este livro por recomendação da minha tia,me apaixonei,amo livros dessa época,acho que é porque desde pequena falam sobre esta época minha avó nasceu nessa época. E o livro é um dos melhores que fala sobre a 2° guerra mundial,com certeza foi um livro que marcou a minha vida...Eu não consegui ver o filme,muito triste... Tem outro do mesmo autor,não mais nesta época acho que tava querendo ler é:O garoto (ou menino não lembro) no convés. Ah,li um livro sobre a 2° guerra mundial que acho que vc deve gostar é:O salto para a vida. Procura lá no google e vai saber mais!Adorei aqui^^
    Beijos ^^~~
    http://www.cotidianodeumabarbie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou pesquisar sim flor, adorei a indicação. Eu amo livros dessa época também. Um livro que eu estou louca para ler, e que é da 2ª guerra mundial, dizem que é muito BOM, é "O diário de Anne Frank", nesse livro ela conta a história da guerra e o que ela passou, enfim, estou louca para lê-lo.

      Este livro (O menino do pijama listrado), não acaba sendo triste, você só fica impressionada com o que imagina da leitura. Mas o filme, é verdade, também chorei. Impressionante!

      Que bom que gostou do meu blog,flor. Fico feliz!

      Um beijo♥

      Excluir