Quero criar um blog! Como faço?

Picture '
Depois que comecei a divulgar meu blog para amigos e familiares, estou escutando muito essa perguntinha básica: "Como eu faço para criar um blog?!". Percebi que é um pouco complicado explicar de imediato,sabe. Porque não é como facebook, instagram e outras redes social, que você só coloca seu e-mail para abrir uma conta e pronto! Um blog requer muita dedicação, inspiração e criatividade. É uma rede social que te faz perder horas e horas de aprendizagem com o básico de html (mas Bruna, o que é HTML? São códigos, códigos e muitos códigos que de início não são de Deus, rs) e conquistando leitores.

Quando abri meu primeiro blog (em 2009) eu não sabia de NADA, assim como todos os blogueiros que começaram um dia. Aprendi na marra, porque não encontrava posts explicando passo-a-passo como mexer em um blog, depois de perceber que era muito complexo e não tinha nada a ver com o "orkut" na época kkkkkkkkk. Então, se ligam nas dicas que eu trouxe e que são muito importantes para quem quer começar á bloggar. 

- Qual é o seu objetivo com o blog?
A primeira pergunta que faço é: Porque você quer criar um blog? Por Hobbie? Modinha? ou em ganhar dinheiro? Já vou avisando que se a reposta for a última, acho melhor repensar antes de criar um blog. Não adianta criar um só para ganhar dinheiro, porque a probabilidade de não dar certo é grande. Claro que isso é um sonho de todo blogueiro, ganhar dinheiro com o blog. Mas isso vale para quem tem blog há anos e se dedica todos os dias, além de amar o que faz,sabe! Não adianta você postar por obrigação, só porque isso pode te trazer "benefícios", porque não traz. Pessoas que criam blogs por modinha, percebem o trabalho que dá para manter um, tendo sempre que inovar, acabam excluindo o blog. Por isso que eu disse, bloggar requer muita muita dedicação e amor pelo o que está fazendo, sem esperar nada em troca. Como diz a frase: "Faça o que ama, e o resto acontece".

- Blogspot.com
Para quem quer começar um blog, aconselho iniciar com o blogspot.com, é gratuito e super fácil de mexer. Ele libera códigos já mastigados, você só tem que alterar para deixar á seu gosto.

- Escolha um nome legal para seu blog
Depois de criar o blog, o próximo passo que você tem que escolher e muito bem escolhido é um nome para seu blog. Tente não criar nomes muito extensos e difícil de ser lembrado. Dê nomes curtos e fáceis, que grudam na cabeça dos leitores que entrarem no seu blog. Se for criar nomes em inglês, também tente colocar o mais fácil, nunca se esquecendo de facilitar para quem visita seu blog.

- O que será predominado em seu blog?
Qual assunto você domina mais? Moda? culinária? fotografia? música? maquiagem? ou tudo isso? 
Crie um blog com assuntos que você mais domina e entende daquilo. Não adianta você criar um blog de culinária se você não gosta de cozinhar. As chances de você se dar bem com o blog abordando assuntos que realmente você entende, são bem grandes.

- Qual será seu público alvo?
Para quem você quer escrever? Para jovens? Adultos? Adolescentes? Para cada um desses, há diferenças na postagem. Você terá que entrar no mundo de cada idade. Dificilmente adolescentes irão se interessar em "assuntos culinários". Ou os Adultos de 30 se interessarem em "dicas de como se arrumar para o primeiro dia de escola" WHAT???.  Por isso estude bem seu público alvo para abordar assuntos de interesse á eles.

Acho que é isso, por enquanto galera! Espero ter ajudado um pouco. Continuarei com as dicas, mas vou fazer por partes, porque se não o post fica muito grande e cansativo,hehe.

Beijos, e até a próxima!

Pin It

4 comentários:

  1. Post super legal para os blogueiros que estão iniciando,vai me ajudar bastante! :))
    www.bee-rainha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara!

      Fico feliz que tenha gostado :)) Espero de verdade que te ajude com o blog!
      Vi suas postagens, são super criativas..Adoreeeii hahaha' Desejo sucesso com ele,viu!

      Beijos,flor! :*

      Excluir
  2. Muito bacana seu post.
    Criei o meu para salvar meus textos há 5 anos atrás sem saber nada mesmo..
    Apenas ha quase um ano comecei a divulgar sabe? E amo escrever..
    O que acontece que hoje como qualquer um pode abrir um blog, está cheio de blogs nada a ver ne?

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camilaa ^^

      Eu comecei á divulgar meu blog á alguns meses para conhecidos, acredita?!
      Isso porque foi uma colega de trabalho que descobriu e fofocou para todo mundo kkkkkkkkkk mas agora também eu saio falando do CB pra todo mundo que eu conheço hahaha'

      Concordo com você, hoje em dia é muito fácil criar um blog, quero ver manter, né! E realmente, encontro muitos blogs com erros gritantes de gramática, e "nada a ver mesmo" De milhares de blogs abertos, dá para contar quantos realmente vale a pena acompanhar...

      Fiquei feliz por tê-la aqui Cáh...eu adoro seu blog *.* haha' (sério!)

      Beijos ♥

      Excluir