Como atrair leitores para seu blog?

Olá amores! Estou voltando com mais dicas para seu blog que acho que ajuda muito para quem está começando um blog ou até para quem já é craque no assunto, mas está meio enferrujado quando se trata de atrair leitores para o blog. Essa é uma das coisas mais complexas de um blog, porque você expõe suas idéias, opiniões, sua personalidade e tudo depende disso para você conseguir conquistar o leitor. E muitas vezes algumas coisas passam despercebidas no blog que acaba afastando o leitor e fazendo-o perder interesse em voltar. Se você se esforça muito com as postagens e com o blog, mas não vê retorno disso, calma, pegue um papel e caneta e anote as dicas abaixo que são ecenssiais para você conseguir atrair novos leitores e até quem sabe fazer sucesso com o blog (tudo depende de você!):
- Faça do Título de seu post um "Marketing":
O título de um post faz toda a diferença, afinal, o leitor irá ler primeiro o título para saber se aquele determinado assunto irá interessar á ele. Por isso, faça toda aquela jogada de marketing e seja criativo na hora de criar um título para seu post. Faça com que o leitor se interesse pelo assunto antes mesmo
de ler a postagem. Há uma grande diferença entre "DIY: decorando cadernos" e "De volta ás aulas: personalize seu caderno gastando pouco", e aí?! Qual título lhe chamou mais atenção?! Entenderam o "jogo de marketing" ? :D

- Crie conteúdos atrativos:
Nessa dica entra também o "jogo de marketing" haha', gente, tudo é questão de jogo de cintura e haver aquela empatia com o leitor. Você se interessaria pela sua postagem no lugar do leitor? Aquilo atrairia sua atenção? Crie posts que realmente atraia curiosidade e faça com que o leitor tenha total atenção sobre aquilo, e possa até voltar á visitar seu blog, esperando por posts legais como o último que leu. Claro, seja sincero(a) nos posts, com opiniões verdadeiras. Isso conta muito também.

Por exemplo, um dia eu estava visitando alguns blogs e acabei conhecendo um que nunca tinha visto. Me lembro que tinha um post do tipo "Achados da Riachuelo" onde tinham fotos tiradas pela blogueira mostrando compras que pagou super barato e fashion's. opaaaa! Na hora me interessei,né hahaha' li o post inteiro e ainda perdi mais tempo olhando outros post super atrativos dela. Hoje em dia, volto sempre por lá! Resumindo, a blogueira indicou uma loja acessível pra todo mundo, tipo TODO MUNDO mesmo pode comprar lá. Isso atrai muitos leitores! E é disso que estou falando,sabe!

- Defina um horário para postar no blog:
Quem é seu público alvo? Adolescentes? Adultos? Jovens? Enfim...por exemplo: se seu público é de adolescentes, pense em um horário em que terá um fluxo maior de adolescentes online. Na maioria dos casos é de manhã (para aqueles que estudam á tarde) e á tarde (para aqueles que estudam de manhã). Ou se seu público é de adultos, a maioria deles trabalham em período integral, ou seja, o melhor horário é depois dás 18:00...No meu caso, a maioria do meu público é jovem, por isso sempre priorizo postar no período da manhã ou da tarde, pois eu sei que a maioria estará online. Dificilmente publico posts á noite!

- Evite criar posts longos e cansativos:
Vá direto ao ponto sem muito lenga-lenga. A maioria tem preguiça em ler posts muito extensos, eu mesma tenho preguiça haha' Por isso, reduza o post sempre quando puder. (No meu caso, não tem como, afinal, o post é totalmente dedicado á vocês kkkkkkkkkkk) Mas nunca se esqueça de escrever com linguagens claras e adaptas ao seu público alvo. 

- Visite outros blogs e comente:
Mas por favor, não mendiguem seguidores! Eu sempre digo isso aqui no blog, isso é muito feio!!! Visite o blog e faça comentários relacionados ao assunto do post. Seja sincero, dê a sua opinião sobre, e no final do comentário coloque o link do seu blog, sem pedir para o outro visitar,ok! Apenas deixe o link e pode ter certeza que a pessoa irá visitar seu blog. 

- Uma imagem diz mais que mil palavras:
Posts com bastante imagens também atrai leitores, não é a toa que o Instagram faz tanto sucesso,rs. Por isso, volto á "dizer", reduza na escrita e abuse nas fotos. As imagens conseguem transmitir informações que as palavras não conseguem. Acreditem, os cliques aumentam muito quando o post está associado á uma imagem.

- Organize seu layout:
Quando eu digo "organizar layout" não quero dizer para ter um layout perfeito, lindo e invejável, mas sim organizar os links, observar aqueles que estão com erros, colocar sempre uma caixa de pesquisa para facilitar ao leitor, reduzir nas publicidades chatas e coloca-las em um espaço só para eles. Sem exageros. As vezes um layout simples, porém bem organizado, atrai mais leitores do que os layouts invejáveis, mas cheios de informações (ex: muitas publicidades, flashs, pisca-pisca e unicórnios voando na tela,rs!)

- Seja Original:
Existem milhares de blogs com assuntos variados! Por isso, aprenda á se destacar de alguma forma, seja pela sua maneira divertida de escrever ou pela criatividade de seus posts. Lembrem-se que os leitores não perdem tempo lendo conteúdos que já leram! Por isso, use sua criatividade.

Acho que por enquanto é só isso, amores! Espero, realmente, que de alguma forma esse post possa ajudá-los na melhoria do blog. E desejo sucesso com eles, de coração!!!

Para quem está começando com o blog agora, e não sabe por onde começar, leia:


Pin It

7 comentários:

  1. Adorei as dicas Bruna! O layout ta mtt lindoo!
    Bjus
    http://isswonderland.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn Lana, Obrigada! ♥

      Que bom que gostou das dicas!

      Beijos♥

      Excluir
  2. Adorei as dicas, ainda mais pro meu blog que está começando.
    http://onda-glitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca!

      Que bom que gostou! Espero que te ajude de alguma forma,flor!

      Sucesso com o blog! Beijos :)

      Excluir
  3. Oooooooooooooooi, Bru <3 Eu praticamente sigo toooodas as suas dicas, auhsuhas! Menos a primeira, irei AGORA mesmo botá-la em prática! Os meus leitores dizem que meu conteúdo é autêntico, justamente pelo que você mencionou: o meu jeito carismático de escrever, auhsuhas! Fico feliz por isto! Agora, em relação aos horários, gostei muuuito! Acho que irei realizar uma enquete lá no meu blog, para ver que horário mais ou menos os meus leitores costumam estar online, haha! Obrigada pelas dicas, Bruuuu! Nunca é demais saber algumas coisinhas, auhsuhas! <3

    Um grande e enoooorme beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooooooooooooi Juu <3 rs

      Concordo com os seus leitores, você é super carismática e espontânea MESMO nas suas postagens ! Acho super divertida, fora que você interage com os leitores e vice-versa! Continue assim,linda. Te desejo de coração muito sucesso com seu blog!

      Boa idéia, seria legal uma enquete! Eu mesma iria responder também HAHAHA' Outra dica legal é se você fizesse uma enquete perguntando a idade dos seus leitores e o que eles mais gostam de ler no seu blog....facilitaria muito com suas postagens! E assim agradaria a maioria #ficaadica

      Beijooooooooo enormeee Juu! :* ♥

      Excluir
  4. Olá, boa tarde! Suas dicas foram valiosíssimas. Eu sou do tipo "enferrujada" (játive um blog antes), então foi bom ver que esses detalhes fazem a diferença. Sucesso a você e a nós blogueiras! Beijoos!
    http://orbilitterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir