10 coisas que aprendi desde quando assumi os cachos


Hey! Olha quem passou peroba na cara e resolveu atualizar o blog! 😜
Ninguém imagina, mas quando voltamos á nossa verdadeira identidade, a gente aprende muita coisa. E da noite para o dia, mudamos completamente nossa maneira de pensar, ser e até no modo de cuidar do cabelo. Não só eu percebi, como outras pessoas ao meu redor também perceberam minha mudança repentina desde quando decidi assumir meus cachos. E vou contar aqui 10 (de muitas) coisas que aprendi nesse quase um ano de aceitação.

  Amor Próprio
Essa com certeza é a primeira coisa que aprendi depois que assumi os cachos. Amor próprio é tudo! Poder se olhar no espelho e se achar linda. Amar seu cabelo, amar cuidar dele, amar comprar produtos de cabelo, amar o resultado de uma finalização. A opinião de outras pessoas passou a ser irrelevante. Eu escuto muitas opiniões e piadinhas sem graça, que poderiam muito bem me deixar com a auto estima no pé, se eu não tivesse amor próprio. Mas eu simplesmente não me importo. Eu me amo assim. Isso é o que importa!

 Aprendi a cuidar de um cabelo cacheado
Eu cresci ouvindo que era impossível cuidar de cabelo cacheado, que eu tinha que viver passando água e LITROS de creme nele para ficar parcialmente bonito, ou apenas vivia com ele preso. Sempre achei que só era possível fazer penteados legais em cabelos lisos e que apenas quem tinha cabelo liso poderia ficar com ele solto. Acabei ficando dependente de progressivas por 10 anos da minha vida, por ter todo esse conceito de cabelos cacheados. E depois que assumi meus cachos, descobri o quanto é fácil cuidar deles. E que andar com ele preso só enfraquece os fios. Os cachos precisam ser libertos. Então sim, cacheadas! Vocês não só podem, como devem libertar os cachos e deixar o vento bater á vontade. Aprendi á comprar os cremes certos...enfim... aprendi literalmente a cuidar deles. Esquece essa ideia de que tudo é mais difícil para quem tem cabelo cacheado/crespo. É papo furado.

 Paciência
Paciência é outra coisa que toda cacheada é obrigada a ter, rs. Tudo, tudo tudo envolve muita paciência para um cabelo cacheado. E tive que aprender na marra a ter paciência com o meu. Desde quando raspei meu cabelo, percebi que tinha que ter paciência para procurar os produtos certos, paciência para assistir milhares de vídeos que me ajudassem a cuidar dele, paciência para testar cremes, paciência para esperar ele crescer, paciência para aprender que nem todos os dias meu cabelo estará do jeito que eu quero, paciência para escutar opiniões desnecessárias sobre meu cabelo. Enfim, paciência! Nunca imaginei que um dia eu aprenderia á ter,rs.

 Cetim é a melhor amiga das cacheadas
Siiimmm! Fronha de cetim, touca de cetim, tudo de cetim é a best dos cabelos cacheados,rs. Nunca mais soube o que é acordar com o cabelo frizado, parecendo um leãozinho ou com um ninho de passarinho na cabeça, depois que troquei todas as minhas fronhas de travesseiro por cetim.

 Camiseta de algodão não serve só para vestir
Toalha é a pior inimiga de todas as cacheadas. Ela só serve para deixar os cachos ainda mais frizados. Nada melhor do que secar os cachos com aquela camiseta de algodão velha e rasgadas. Uso mais camisetas no cabelo do que no corpo, rs. 😜

 Olhar a composição do produto é importante
Quando cuidamos rigorosamente dos nossos cachos, nunca mais compramos qualquer produto e nem acreditamos em tudo o que dizem, antes de estudar a composição dela. Eu passo horas na loja lendo a composição antes de levá-lo para testar. A vendedora pode me dar 1000 motivos para eu levar o produto, mas só vou acreditar, se a composição me disser: "TÁ LIBERADO!PODE ME LEVAR!" 😄

 É normal gastar mais com produtos de cabelo do que com roupas e sapatos
Nunca amei tanto gastar com produtos para o meu cabelo, como amo agora. Na verdade eu nunca me importei tanto com isso. Comprava qualquer shampoo e condicionador, e boa. Hoje em dia, eu vivo em loja de cosméticos, gasto mais do que devia com produtos para cabelo. Ao invés de voltar para casa com sacolas de roupas, eu volto com sacolas de cremes, haha. Pareço uma criança quando ganha algo que queria muito.

 Pode abusar na hidratação
Se tem uma coisa que todo cabelo cacheado ama, é a hidratação. Depois que voltei aos cachos, toda semana eu hidrato meu cabelo religiosamente. E eu sinto muita diferença quando deixo passar mais de 1 semana sem hidratar. Por isso, quando não tenho muito tempo, hidrato debaixo no chuveiro mesmo, enquanto tomo banho, deixando o creme agir por uns 5 minutinhos. Acredite, já faz muita diferença.

 Passei a ficar mais seletiva com cabeleireiros
Acredito que toda cacheada sofre para encontrar um profissional que realmente saiba lidar com cabelo cacheado. Parece que não, mas é real, há uma porcentagem mínima de cabeleireiros que saibam sobre técnicas ou produtos próprios para cacheadas. Um exemplo clássico é o corte. 98% dos cabeleireiros não sabem cortar um cabelo cacheado. Até eu que não sou especialista nisso, sei que não se corta um cabelo cacheado com ele molhado. Encontrar um profissional que saiba mesmo cuidar de um cabelo cacheado é como procurar uma agulha no palheiro.

 Excesso de creme não deixa o cabelo mais modelado
Quando eu era adolescente, e não sabia cuidar do meu cabelo, eu investia nele bastante creme para ficar "comportado". Hoje eu entendo que não é o creme que vai deixar meu cabelo com aspecto saudável e bem cuidado. É claro, que o creme me dá um apoio, mas o excesso dele pode prejudicar meu cabelo. O legal é que quando você aprende á cuidar de um cabelo cacheado, você passa a "brincar" com os cremes. Por exemplo, no meu caso, quando quero um cabelo mais definido, uso um creme  junto com gel modelador. Quando quero ele mais solto e não muito modelado, uso um creme leve e que contenha óleos na composição, ou se não, passo o mínimo de creme nele. As pessoas me perguntam: "Que creme você usa para deixar seus cachos assim?" e eu sempre respondo a mesma coisa. Não é só o creme que deixa meu cabelo do jeito que é, e sim todo o cuidado que tenho com ele, isso inclui: a maneira como lavo ele, a temperatura da água, as hidratações da semana, as fronhas de cetim, as camisetas de algodão...enfim...Envolve todo um cuidado especial mesmo. Não adianta você passar um creme nele só a hora que lava e não cuidar dele no dia a dia.

E acho que é isso! Outra coisa que eu não citei nos 10 itens é que aprendi também que cabelo cacheado tem vida própria, rs. E não adianta querer domá-lo quando ele está nos dias rebeldes. É só ter paciência com ele, não ficar impondo um "padrão" para os cachos. O cabelo cacheado não precisa ser definidinho para ser lindo. Ele só precisa ser livre, e nós só precisamos acompanhá-los. 

Pin It

Nenhum comentário:

Postar um comentário